Amigos, este fim de 2019 vai ter textão. Ah, vai porque este ano está merecendo. Então senta, pega um café e deixa eu te contar umas coisas:
Sabe, faz muito tempo que a gente faz direção artística de eventos e cenografia. Muitos anos mesmo, e é melhor nem fazer a conta porque é mais que a idade de muita gente lendo isso aqui. Nesses anos todos, tem algumas coisas que a gente aprendeu, e que num ano assim, complicadinho como foi 2019, vale a pena compartilhar para que a gente possa fazer um 2020 muito mais legal.
A primeira coisa que muita gente pensa quando se fala de evento é o que? Tensão. Stress, Atraso, Medo, Frio na Barriga.
Sabe, sinceramente, se você tem todo esse sofrimento com isso, na boa, você deveria estar fazendo outra coisa. Porque evento é assim, cheio de imprevistos e decisões aceleradas. Mas isso é da natureza da coisa. A gente costuma dizer que não existe evento sem algum nível de problema. O bom evento é aquele que O PÚBLICO não vive os problemas. Porque, público: deixa te contar: SEMPRE tem problemas. Só que quando as pessoas trabalham direito, você não os vê. Mas pode apostar sua alma que eles estão lá. E estarão sempre, porque como escreveu um dia o Fernando Pessoa: “perfeição é desumana, porque o ser humano é imperfeito”. Dito isso, sabe o que é que faz TODA, mas toda diferença do mundo?
Saber lidar. Saber surfar a onda e dançar com o caos. Porque se não souber, meu bem, você realmente estará perdido.
Evento é rock’n’roll, às vezes é punk e às vezes é heavy metal mesmo.
Mas o que a gente mais aprendeu numa vida toda fazendo isso é que não tem de ser pesado. Não deve ser sofrido. Não pode ser triste e show de horror.
Tem de ser show de AMOR.
Porque só com muito amor, muita luz e muito foco a gente entrega o melhor.
Só com alegria e leveza é que a gente faz acontecer de verdade.
Às vezes sorrindo, às vezes chorando, as vezes calado, mas sempre, sempre, emocionando e se emocionando. Porque evento, show, história, palco, cenografia; nada disso é frieza e ciência exata.
É coisa que vem do coração para o pulso e corre nas veias.
Então ficamos aqui pensando o que poderíamos desejar para todos nossos clientes amigos e amigos clientes neste 2020; e é tão simples: que seu trabalho seja leve, que todos os seus dias sejam alegres, que você contagie com simpatia e empatia.
Que você saiba que cara feia e mau humor NUNCA foi a melhor solução para NADA, e se isso algum dia resolveu de algum jeito – se fosse de um jeito mais alegre e feliz teria resolvido melhor e deixado no rastro um mundo melhor. Se até eu aprendi isso, tenha certeza que é possível.
Mas olha: se você não consegue ser feliz trabalhando com isso, não finge não. Não finge que fica feio, fica muito pior. Porque na verdade ninguém te conta: mas TODO MUNDO VÊ. Todo mundo sabe quando você tá fingindo.
Então se você não é feliz fazendo isso, sai pra lá e deixa pra quem sabe ser feliz fazendo; que fica muito mais legal, verdadeiro, autêntico, real, vibrante, emocionante, bonito, lindo de viver.
Que o seu 2020 seja mais alegre, mais leve, mais feliz, mais verdadeiro, mais autêntico, mais cheio de charme, bossa e rock’n’roll.
E se depender da gente, 2020 será o nosso melhor ano de todos os tempos, o dos eventos mais encantadores, mais transformadores.
Sorria. E vá ser feliz.
E pra todos os felizes, um Feliz 2020!